Num final de semana qualquer, chegamos na rampa de Sta Rita do Sapucaí. Chegamos por volta de 11h30, condição com vento de norte / noroeste dando condição de cross para o rumo de Paraisólpolis / Cachoeira de Minas / Conceição dos Ouros…
Abri meu glider, conferi as linhas e parti para a decolagem. Foram mais ou menos 40 minutos ganhando altitude, entendendo como estavam os ciclos de bolhas e analisando a região para então poder seguir na tentativa de uma distância em linha reta. Como o quadrante do vento estava entre 190º e 203º, eu sabia que não ia invadir nenhum espaço aéreo restrito. Ao ganhar 300 metros da Rampa, parti para garimpar ascendentes mais ao norte, indo para a parte de trás da serra do paredão.
Logo acima do pesqueiro eu encontrei uma bolha bem robusta, comecei a girar e facilmente atingir a proximidade de 6 mil pés do chão. Boca começa a secar, a atenção tem que triplicar porque neste momento você está no visual de aeronaves de porte pequeno (o flight radar a bordo ajuda bastante, e por isso não dá para afastar muito do chão para não perder o ultimo traço de sinal de internet possível ). De repente, girando junto com 3 urubus, começo a encostar na base da nuvem.
É uma sensação muito louca quando vc entra dentro de uma. De uma hora pra outra, dá um silêncio maluco, você para de ouvir o vento batendo na asa e dá uma pequena sensação de perda de referência espacial, já que vc não vê o horizonte e no parapente não há instrumento de horizonte artificial.
O vôo nesse dia durou cerca de 4 horas. Aterrissei num pasto, próximo à Paraisópolis, com vento de cauda (má avaliação das referências que eu tinha no momento para o pouso)… Glider dobrado, foi hora de conseguir uma carona até Paraisópolis. No vídeo abaixo eu não sabia aonde estava, não tinha sinal no telefone, rádio fora de alcance… Levei cerca de uma hora pra conseguir uma carona até a cidade (na verdade, dei R$ 50,00 para o cara me levar), e de lá conseguir ligar para os meninos.
E foi esse o dia mais legal de Santa Rita do Sapucaí, voo que aconteceu em 2018 mas até hj rende ótimas lembranças.

